sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"São crianças como você, o que você vai ser quando você crescer..." - Pais e Filhos

  
       Ninguém faz curso antes de ser pai, ninguém recebe um tutorial em casa quando engravida, ninguém nasce sabendo trocar uma fralda, ninguém recebe informações de como agir com seu filho quando ele está consumindo drogas pesadas, ninguém nasce pai/mãe, as pessoas se tornam pai/mãe.    
        Como disse Renato Russo:
"Você diz que seus pais não entendem, mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo.
São crianças como você, o que você vai ser 
quando você crescer"
Pais e Filhos

        Os pais são, normalmente, os heróis do filho quando criança. São as maiores pessoas da casa, aqueles que devemos respeito e que entendem de muito mais coisas que você. É quem te ensina a definir o que é certo e errado, que horas deve voltar para casa e como deve agir na sociedade. Mas será que eles nasceram heróis? Na verdade, após crescermos um pouco, percebemos com uma análise mais profunda que eles são como a gente só que com mais responsabilidades por terem filhos, por quererem passar o melhor para seus filhos mesmo sem um tutorial para seguir. Então, como criar um filho sem ter experiência? Tentando, oras. Somos cobaias, literalmente falando. Ninguém faz um filho para teste (eu acho).
        Vejo filhos crucificando seus pais como se os pais tivessem agido de uma forma intencional para prejudicar suas crias. Vejo famílias sem diálogo, onde a televisão é a única a contar histórias na casa. Vejo inúmeros parentes que não se conhecem, não se compreendem. Pessoas que não desejam voltar para casa no fim do dia, desejam sair de casa. Com o olhar mais ingênuo, acredito que erros cometidos por pais são por falta de experiencia, de orientação, em geral. Família é um grupo social com certas singularidades. Sem respeito, sem planejamento, sem uma confiança não há sociedade que aguente.
         Há tantos pais crianças nesse mundo. Tantos filhos que nascem com pensamento de pais e educam quem deveria os educar. Tantos pais que choram em silêncio por não saberem como agir com suas crias e seu cônjuge. Tantas pessoas que não sabem como  conversar, sem conhecer seus filhos/pais. Tanta gente perdida que só me faz questionar o porquê de não dialogar, o porquê de não agirem como pessoas em uma sociedade democrática e esquecer esse modelo monárquico que tanto desagrada aos jovens.
                                                                     "São meus filhos que tomam conta de mim"
  
        Perder o direito de ser filho não é justo. Ter que crescer cedo para organizar a casa, educar irmãos mais novos e educar os próprios pais é injusto, porém, é a realidade de muitos. Sei que todos temos problemas, só peço para analisarmos melhor a visão do outro envolvido com respeito, não é tão difícil entender o porquê agem assim e, talvez, entendendo o porque seja mais simples lidar com cada a situação.

"Eu moro na rua, não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar. 
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais. 
Eu moro com meus pais." - Renato Russo

4 comentários:

Lucas Rosendo disse...

Parabéns, mais um belo texto, quanto ao tema: óbvio que nossos pais, nada são do que nós futuramente, podemos fazer uma análise em "nós", para depois criticá-los.

Kamila disse...

Lindo! Entendo cada palavra, e sei a fundo o que quer dizer, apenas uma correção ou será uma exceção, você já nasceu pronta, incrível mas pude aprender muito mais do que ensinar, no dia que Deus me abençoar com um filho, ficarei muito feliz se ele Parabéns! Minha filha do coração. Te amo!

mihpessoa disse...

Muito bom. Adorei o de vocês também. Parabéns!

Henrique Rosendo disse...

Ótimo! :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.