segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quando Me Amei de Verdade: Auto-Estima

TRECHO DO TEXTO

"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer 

  circunstância, eu estava no lugar certo, na  hora certa, no 

  momento exato. E então, pude relaxar.
 
  Hoje sei que isso tem nome… Auto-estima".





 
ERA UMA VEZ...

Não me recordo ao certo. Talvez tenha sido há mais de 10 anos, talvez menos, no entanto, lembro-me de que sempre fui um garoto tímido na infância. Não me achava inteligente, não era o mais charmoso, achava que era adotado ( acho que é complexo de filho do meio ) e não tinha muitos amigos. Houve uma época em que passava o dia deitado no quarto sem vontade para nada - O teto era meu maior companheiro. Houve uma época em que pensava muito na morte... eu estava entrando em depressão... estava cavando um buraco cada vez mais fundo. Foi quando, um ano depois, acordei e percebi o quão tolo tinha sido todo aquele tempo. Quão patética era aquela situação... quão covarde estava sendo em não enxergar as coisas da forma correta... Então eu mudei e passei a gostar mais de mim. Gostar de meus lábios grossos, meus joelhos doloridos, meu riso fácil, minha visão de mundo... Estava recuperando algo que tinha deixado embaixo da cama:
minha auto-estima...

A AUTO-ESTIMA

"Não sou capaz de mudar a direção do vento, mas posso ajustar as velas de meu barco".
- Provérbio Árabe 

A Auto-estima é, em sua significância mais rústica, o que você pensa de si mesmo. Esta intimamente ligada a outro tema desta série: o amor próprio. Na psicologia a definição do que você enxerga em si mesmo é constituído por dois componentes: a auto-imagem e a auto-estima. Enquanto a primeira tem uma característica mais descritiva, a segunda visa os aspectos mais valorativos do próprio ser. Isso significa que a auto-imagem é tudo o que você pensa de sua aparência e a auto-estima é o quão você valoriza seus pensamentos e ações.

Classifica-se comumente a auto-estima de duas formas: baixa ou alta. Nada em demasia é bom, nem uma e nem a outra, pois tendo-se em baixa auto-estima acaba-se por perder-se na depressão, enquanto que a alta auto-estima exagerada leva ao erro do egocentrismo. Enfim, com estudos da psicologia, chegou-se a uma abordagem de que as pessoas com baixa auto-estima carregam determinadas características em comum:

  • São perfeccionistas e procuram estar sempre no controle;
  • Culpar os outros por tudo;
  • Reagir de forma agressiva em razão de tudo, quase sempre dirigida à pessoa errada;
  • Ter medo de correr riscos;
  •  Não conseguir encarar os outros nos olhos;
  • Não ser capaz de manter concentração e ser um causador de problemas;
  •  Ser negativista;
  •  Freqüentemente, não dá certo em casamento, por terem se casado pelos motivos errados; 
  • Estar acima do peso e abusar de álcool ou fumo;
  • Preocupam-se demasiadamente com o que os outros pensam a seu respeito;

"Fracassar não é cair... fracassar é não levantar-se".
- Provérbio Chinês
 
 De forma geral a baixa auto-estima não é algo adquirido instantaneamente. É fruto de um processo que, na maioria dos casos, tem sua origem na infância. Crianças devem crescer sabendo que são amadas e respeitadas. Não se deve chamar a atenção delas na frente de todos e envergonhá-las. Crianças são delicadas... É nesse momento da vida que sua auto-imagem e auto-estima são formadas.


O que deve ser feito para melhorar a auto-estima?
Bem, é uma coisa bem contraditória, pois é simples e complicada. Complicado porque é algo que para ter início depende única e exclusivamente da pessoa atingida pela baixa auto-estima. Simples porque a partir do momento de que há um comprometimento do envolvido é fácil ajudar. Uma dica importante é que, de fato, quem tem baixa auto-estima está constantemente cavando um buraco cada vez mais fundo. É um pensamento cíclico e acumulativo. Esse é o principal problema e sair dele é complicado. Quem tem baixa auto-estima deve entender que seus problemas não são maiores que os meus e nem de ninguém. Todos tem problemas. A vida sem problemas é chata! Deixe de pensar no que os outros pensam de você... seja você. Não reclame que você tem poucos amigos ou acha sua voz feia... Acredite, todo problema é superável.


COMENTÁRIOS

"Posso perdoar que você fracasse uma, duas... mil vezes! Só não sou capaz de pedoar que você desista".
- Michael Jordan

Hoje estamos vivendo tempos em que a todo instante somos cobrados, seja no trabalho ou em casa, de uma forma quase agressiva. Administrar a auto-estima é algo difícil se pensarmos nesses termos. A verdadeira auto-estima consiste exatamente nisso: preocupe-se mais com o que você pensa de si. Existem problemas e não há como evitá-los... nos ajustemos a eles e vamos aprender com eles. Não desista de si... não seja covarde de desistir da preciocidade que é a vida. Tenha em mente que, ao final de sua vida, você possa ser capaz de dizer, com todas as honras e glórias:

"Posso não ter sido grande, mas garanto que lutei até o último momento. Ninguém, nem mesmo eu, pode cobrar nada de mim... eu venci a vida"...

 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.