quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lindo Halo Lunar


          Como uma admiradora da Lua já tive a honra de ver diversas cenas lindas, luas cheias amareladas, eclipses, reflexo da lua no mar, lua cheia em noite estrelada na fazenda, lua enorme e amarelada iluminando o  Planalto Central, lua cheia refletida no laguinho do parque em um noite de março, entre tantas outras, mas nessa última semana tive a oportunidade de observar uma cena inédita para mim. Eu vi um halo lunar!

          Depoimento pessoal:
          Estava eu no telefone com o Tomáz, o garoto lindo que compartilho esse blog, quando ele me avisou sobre o halo lunar, então fui de pijama surrado e descalça no meio da rua procurando um pedaço de céu estratégico para observar o luar e admirar aquele espectro.É lindo e diferente. Algo maravilhoso e tímido que faz apenas poucas pessoas notarem, mas furta a atenção dos que reparam.

Halo Lunar
          
          Mas, o que é um halo lunar??
          O halo lunar é semelhante ao halo solar, mas é lunar, entende? (Resposta não satisfatória, né? ¬¬')
          Falando sério agora, o halo lunar  ocorre devido a refração da luz refletida  da lua cheia nos cristais de gelo nas nuvens. Essa refração sofrida pela luz branca resulta em um espectro de cores que vão do violeta ao vermelho formando um arco ao redor da lua.  O halo lunar se diferencia do halo solar apenas por causa da sua fonte, no primeiro caso a lua proveniente da reflexão da lua sofre a refração, no segundo a luz emitida pelo sol é refratada (meio óbvio, eu sei ).  De fato, o halo é um espectro completo, uma circunferência que fica ao redor da sua fonte.

          No dia 14 de novembro de 2010 eu vi um halo solar pela primeira vez. É magnífico, porém, não comparo com o halo lunar. Por quê? Pensa ficar admirando um espectro em torno do sol? Arde a vista, lacrimeja, não tem como admirá-lo por muito tempo.  Na hora em que descobri aquele espectro  liguei para o Tomáz para  avisá-lo sobre a beleza do céu de Brasília naquele momento, porém, nuvens infelizes privavam a visão dele. Fotografei, então, o halo solar para mostrá-lo como estava, aqui está a foto:

Halo Solar



          Assim também posso observar os detalhes sem meus olhos chorarem.
          Como ainda estamos em tempo de Lua Cheia, continuarei a observar o céu em busca novas cenas para admirar, quem sabe um dia não me deparo com outro espectro lunar.

8 comentários:

Tom disse...

Adorei o texto, anjo! ^^

As nuvens nem me deixaram ver o halo solar ¬¬

Um outro fator que torna os halos muito bonitos é sua raridade!

Unknown disse...

Olá.
Fenômeno muito lindo mesmo!!!
Seu post foi divulgao na Teia.
Até mais.

Thai disse...

Verdade, amor. Além de belo é bem raro.

---\\---

Alfredo, obrigada pela divulgação ^^

Pandorah Lefevre disse...

Eu tbm vi!!!!!!!
Procurando sobre isso cai aqui no blog!!!!!
Adoreiiii!

Bjos!

Thai e Tom disse...

Gabrihela,

Fico contente que também tenha visto, foi muito lindo, né? Pena que poucas olharam para o céu no momento.

=*

Thai

Avanil disse...

HOOJE, DIA 18 DE MARÇO, ACONTECEU OUTRO HALO LUNAR! MUUUUUITO LINDO!

Williams Michel disse...

eu ví *-*

Thai e Tom disse...

Eu vi, eu vi!! Mas estava um tanto nublado por aqui, então, ficou um pouco difícil visualizar bem. Hoje terá o perigeu onde a lua aparentará de 14% até 30% maior para a gente. *-* (19 de março)
Thai

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.