sábado, 19 de março de 2011

Roda das Deusas:Deusa Atena

          Atena é a deusa grega da sabedoria, da justiça, das artes, da estratégia, da guerra. É a minha deusa predileta por diversos fatores, entre eles o fato de ser a deusa que possuo maior semelhança. Ela teve o nascimento no mínimo diferente. Urano profetizou que o filho de Métis e Zeus seria mais poderoso que o pai, então  Zeus engoliu sua esposa grávida com a finalidade de evitar que a criança nascesse. Algum tempo depois Zeus sentiu uma terrível dor de cabeça e necessitou abrir o crânio para saná-la. De dentro dele saiu Atena, nasceu adulta e armada, uma guerreira  esperta e dona de uma sabedoria notável.  

          Atena representa mulheres sábias, extremamente profissionais e práticas.  Possui pensamento lógico voltado para o concreto o que auxilia muito na hora da argumentação. Estrategistas e competitivas buscam crescimento profissional em áreas que envolvem sabedoria. Atena nasce pronta para lutar, para batalhar pelo o que quer mostrando ao mundo para o que veio. Segura de si, costuma analisar friamente  uma situação vendo por um ângulo externo.  

         Embora sua couraça a proteja, também a  afasta emocionalmente. Pessoas representadas por essa deusa costumam ser tecnicamente muito forte, mas frágeis por dentro. Gosto da afirmação de alguns autores que dizem que Atena é uma frágil donzela: de metal por fora e carne e osso por dentro.  Ela possui uma frieza como proteção, apenas após ter certeza da solidificação de um sentimento ela é capaz de se permitir emocionar. Desconfiada, desinibida e segura. Se uma mulher do padrão de Atena se envolveu emocionalmente contigo, não se engane, ela não se tornará dependente de ti para tudo. Mulheres de Atenas admiram e apreciam a liberdade e se por algum momento perceber que o sentimento antes visto sólido está se dissolvendo irá rapidamente se proteger com uma camada de frieza evitando assim sentir dor e aparentar fragilidade. A deusa Atena e suas semelhantes não se permitem aparentar fragilidade. São deusas da guerra e sua frieza é seu escudo, sua proteção.

          As principais características negativas de uma mulher de Atena vêm dessa dificuldade de se envolver emocionalmente o que dificulta em relacionamentos. A mulher de Atena pode tomar atitudes facilmente desconsiderando qualquer sentimento, porém, elas são incapazes de cometer injustiças. A lógica sempre estará presente em sua vida e em suas decisões. Ela também pode se dedicar muito a carreira profissional se privando da diversão e relacionamentos afetivos. Há necessidade de se achar um equilíbrio para tais características evitando assim prováveis problemas futuros.

20 comentários:

Thai e Tom disse...

Ótimo texto, minha Palas Atena! *-*

Conforme já foi citado vc tem muito de Atena. Guerreira independente e de extremo bom senso. A idéia de criar essa série de post foi muito legal! ^^

Gostei muito das imagens que vc selecionou, especialmente a primeira - Atena em vermelho e armada - é a sua cara! *-*

Beijo

Tom

Roale Romel disse...

Você escreve muito bem... seu texto me lembrou da musica Mulheres de Atenas de Chico Buarque que retrata o que você fala =)

está de Parabéns!

Roberta Fraga disse...

Belo texto. Instrutivo e gostoso de ler.
Obrigada pelas visitas e comentários no blogue.
Adoro as imagens do seu blogue. Deixam a gente mesmo em clima de noite de luar!

Thai e Tom disse...

Tom:

*-* Obrigada, anjo. Gosto muito de ser do padrão de Atena. Também adorei essas imagens e obrigada pela ajuda.

=D

Beijos

Thai

Thai e Tom disse...

Roale Romel:

Obrigada pela visita ao Clave de Lua e volte sempre. Adoro essa música que você citou, Mulheres de Atenas, e fico feliz com o seu comentário. =D

Abraços,

Thai

Thai e Tom disse...

DÉIA:

Que bom que gostou, fico muito feliz em saber disso. Já estou olhando e seguindo seu blog, em breve comentarei lá.
Obrigada pela visita e comentário no Clave de Lua.
Beijos

Thai

Thai e Tom disse...

Roberta Fraga:
Obrigada pela visita e comentário aqui. Ah, fiquei feliz ao ler ser comentário associando o Clave de Lua a uma noite de luar. Obrigada mesmo.
Abraços e volte sempre.
Thai

Márcia Lira disse...

Seu blog além de encantador é interessantíssimo.
Amei o post A Roda das Deusas e Velhos amigos, velhas histórias. Demais!

Estou seguindo. Dá uma passadinha no meu:

http://lira-flor.blogspot.com/

BeijinhOs")

BiscuitVeraMiniaturas disse...

Olá Thaí!
Obrigada por ter me avisado do seu post. Gosto muito de mitologia.
Atena é uma deusa grega que, em Roma, recebeu o nome de Minerva. É também a protetora da agricultura,inspiradora dos oleiros, poetas e políticos.
Tá muito bom.Gostei de vir.
Abraço, Vera.

Lady Sybylla disse...

Sempre fui muito fã de Atena também. Ela parece centrada, dona de si e de suas opiniões. Aliás, aquela imagem do início é linda.

Lendo o texto, muito bem escrito aliás, eu e ela temos muitas similaridades. Adoro mitologia.

Excelente! Abração!

Lady Sybylla disse...

Ah, selinho de presente para um dos meus blogs preferidos.

http://migre.me/45xV6

Se não abrir, me avisa que eu mando por email. Ele indica que todas as postagens são originais, sem cópia.

Unknown disse...

Olá.
Se Atena for como a da primeira foto eu me caso com ela!!(rsrs)
Post publicado na Teia .
Até mais.

Thai e Tom disse...

Teia:
Rsrsrs, a primeira imagem é linda mesmo!
Obrigada pela publicação.
Até mais
Thai

Thai e Tom disse...

Sybylla:
Que ótimo saber da sua semelhança com a deusa Atena, também possuo maior semelhança com ela.
Obrigada pelo selinho! Eu e o tom ficamos muito felizes em recebe-lo e já publicamos aqui no blog. =D
Um grande abraço.
Thai

Thai e Tom disse...

Vera:
Obrigada pelo comentário e pela visita. Não sabia que a deusa Atena era a deusa inspiradora dos oleiros, poetas e políticos. Interessante.
Vico feliz que você tenha gostado do post.
Grande abraço.
Thai

Thai e Tom disse...

Marcia H. Lira:

Olá. Seja bem vinda ao Clave de Lua e obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que gostou do blog. Já andei visitando seu espaço, muito bom e com conteúdo interessante, parabéns.
Grandes abraços.
Thai

Jéssica Neves disse...

Atenas é uma das minhas preferidas tbm . Minha personalidade se parece muito com a dela *-*'

Thai e Tom disse...

Jéssica Neves:

Então somos mulheres semelhantes a essa deusa. *-*

Fico tão orgulhosa ao lembrar que tenho uma personalidade semelhante a uma deusa que possuo extrema admiração.
Abrços
Thai

Rachellllll disse...

oi, tudo bem?
meu nome é kell e eu curto muito misticismo.
vc acredita que deuses gregos andam entre nós?
eu acredito que ancestrais vivem entre nós (mortais), e acho isso muito legal.
vc acha que ser imortal é chato?
se vc pudesse se imortalizar, o faria?
um abraço de aço
kell

Thai e Tom disse...

Lilith,

então, quem escreveu este texto foi minha namorada, com quem eu divido o blog, como ela tá meio ocupada eu vou responder as suas perguntas, OK?

Eu também sou louco por misticismo! Adoro astrologia e mitologia.

Não creio que haja deuses, como os descritos nas páginas mitológicas, mas não tiro a possiblidade de, na época em que ocorreram esses fatos, ter surgido personalidades que fossem incomuns para que fosse feito lendas e mitos sobre elas...

Acho que a imortalidade é divertida até certo ponto... há o complexo do imortal, em que quem é imortal acaba por ver as coisas passarem e anseie pela morte... creio que seria assim comigo... não gosto da solidão.

Não faria a imortalização ^^

Abraço de aço pra ti tbm!

Tom

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.