terça-feira, 16 de novembro de 2010

Plano ou Esquema

Já esteve conversando com alguns amigos e surgiu aquela dúvida cruel sobre como será feito determinada coisa? Todos param pra imaginar a forma de executar aquilo. Pode ser uma saída para o parque. Uma pizzaria seria agradável. Cinema também é bom, mas em todos os programas estipulados sempre tem algo que encrenca. Falta de dinheiro, falta de tempo ou sei lá o que pode mais acabar com seu programinha de sexta a noite. o importante é que algo está atrapalhando você! Mas eis que surgi alguém no grupo que exclama heroicamente: "eu tenho um plano". Meeeu Deeus! O cara tem um plano! Não importa o que será dito logo adiante por ele. Todos param pra ouvir com o coração repleto de esperança e com a confiança de que dará certo, afinal é um plano! Entende o alcance desta palavra? Plano... É algo que o cara pensou, analisou as possibilidades, calculou estatisticamente os ganhos e perdas e decidiu a executabilidade do plano. É quase impossível de dar errado! Agora, imagine que ele não tenha dito "plano", mas uma palavra parecida: "está tudo no esquema". Pronto! Agora toda aquela esperança e confiabilidade nas palavras do indivíduo não existem mais. Tudo o que vocês sabem é que o cara tem um "esquema". Esta palavra sempre sugere algo nebuloso, quase criminoso (coisa de malandro). Esquema nada mais é que um plano feito nas coxas! Pode dar certo? Pode, mas, putz! Certeza certeza não existe.
Vamos lá: Hitler discute com seus generais sobre um rota de fuga. Ele exige que um deles lhe ofereça uma solução. Um deles diz "Tranqüilo, Führer". Neste ponto ele abaixa um pouco a cabeça e apoia o cotovelo na mesa e continua: "está tuuudoo no esquema". Você realmente acha que Adolf Hitler vai confiar em um esquema? Voltemos à cena. Agora outro general levante de súbito de sua cadeira bate ferozmente as palmas das mãos na mesa provocando o desencadeamento do movimento das moléculas de ar pela energia desenvolvida sobre a mesa. Temos o som chegando ao ouvido de todos que os desperta para observa o nosso general. É nesse instante que ele cita a grande frase: "Eu tenho um plano"! Putz grila! O maluco tem um plano! Genial! Hitler dá um sorrisinho de canto e seus olhos brilham. Ele passa seu polegar sobre seu bigode nazifacista e sorri aliviado, afinal, o cara tem um plano! Calculado. Analisado e, acima de tudo, confiável.
Engraçado como uma palavra pode oferecer segurança e confiabilidade de forma tão simples. Quando alguém diz perto de mim "esquema"... opa! Já fico com o pé atrás. Plano já é outros quinhetos.
Portanto, escolha muito bem as palavras certas para sugerir alguma coisa. Não só nessas saídas com amigos. Na hora de sugerir alguma coisa para o chefe no trabalho também. E vai na fé com o plano. Só tome cuidado com os esquemões da vida aí!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.