sexta-feira, 11 de março de 2011

Vamos falar de política??

          Por que brasileiro, em geral, não se interessa por política? Desde jovem vejo pessoas dizendo que simplesmente não gostam ou alegando que a corrupção política no Brasil gerou um desinteresse na população. Então, pergunto agora, a corrupção gerou o desinteresse na população ou o desinteresse  da população deu brecha para a corrupção? 
          Ignorar a política brasileira não auxília em nada a sua pátria, ao contrário, torna-o  um cidadão facilmente manipulável, uma vítima fácil para algum político desonesto. Não irei mencionar aqui aquele texto clichê onde repetimos que todo brasileiro deve agir como um cidadão pesquisando e se informando sobre a política na sua nação e exercendo o direito (obrigatório) de voto, mas, irei apenas alertar a importância de ser um cidadão.
           Sou a  favor  de uma mobilização em massa afim de promover uma reforma política e assim dar um F5, uma atualizada, no Congresso Nacional, porém, entendo que  boa parte dos brasileiros queiram o mesmo que eu, porém não façam nada para alterar o quadro atual. O que não consigo entender são esses mesmos brasileiros desistindo do seu país. Anunciando aos quatro ventos que não existe político honesto sem nem ao menos pesquisar. Poxa, meus caros, se vocês evitam se informar sobre os políticos não encontraram nunca um que valha a pena depositar seu voto. Por gentileza, vocês não são mais crianças. Parem de prestar atenção na política brasileira apenas no ano eleitoral, pois é exatamente em época fora das eleições que as notícias mais importantes e marcantes aparecem. Também aconselho evitar ler/assistir/ouvir apenas uma fonte de notícia. Compare opiniões e informações. Vejam e analisem criticamente  lados diferentes da mesma história.
          Costumo ouvir por aí que um voto é pouco para alterar a situação atual do Brasil. Sim, sim, seria utópico  imaginar que essa situação mudará apenas por você ter se informado antes de votar, mas pense comigo: uma pessoa bem informada politicamente acabará se envolvendo em debates em rodas de amigos sobre política e repassando informações interessantes sobre tal. Também poderá opinar e conversar com pessoas que divergem nas escolhas políticas apresentando a eles bons argumentos e analisando outra visão da mesma história sem contar, é claro, no voto. Acredito que um voto correto não muda o país, mais um errado muito atrapalha. Penso, por exemplo, nos 100.051 brasilienses que no ano anterior votou na Jaqueline Roriz, filha do ex-governador Joaquim Roriz e da ex-candidata Weslian Roriz, e hoje estão assistindo notícias onde ela aparece envolviada com corrupção política. Esses 100.051 eleitores pouco pesquisaram sobre a conduta, as propostas e o histórico da sua candidata elegendo a Jaqueline Roriz para nos representar na Câmara.
          Não seja mais um voto sem consciência política. Não ignore o governo brasileiro. Não desista do Brasil. Pense, pesquise, se informe, debata. Não pense na política apenas nos anos da copa, seja um cidadão ativo. Reconheço que há muita coisa para reclamarmos na política, mas antes de lamentar, vamos fazer a nossa parte para mudar isso.
          

8 comentários:

Lady Sybylla disse...

Ótimo texto!

Realmente, parece que o brasileiro deixou a política de lado ou por acomodação ou por achar que não tem poder para mudar o status quo.

Estive até outro dia falando com a minha mãe sobre o indígno aumento de 5 reais no salário mínimo e toda a polêmica que isso gerou. Mas quando foi para aumentar os próprios salários, não houve nenhum empurra-empurra, discussões, bate-bocas. Por que? Por que o povo não se mobilizou? Todo mundo ironiza os franceses pois eles vivem em greve e fazendo protesto. Eles não estão lá por esporte, estão lá porque reconhece que seus direitos estão sendo violados e vão protestar. Aqui, onde estão os cara-pintadas? Os egípcios se encheram de um désposta e o colocaram para fora em 18 dias. O Sarney já deixou sua marca nas cadeiras do governo e ninguém faz nada... Todo mundo tem culpa. Todo mundo é culpado. A mudança de mentalidade deve ser feita com a Educação, mas até os níveis mais básicos do ensino acabam formatando os alunos para não pensar. E assim, caminha a humanidade...

Parabéns pelo post! Abç!

Cidadão disse...

Adorei o post, muito bem escrito.
Precisamos multiplicar o número de pessoas que acompanham a política nacional, com um olhar crítico e guardem os acontecimentos na memória.
Gostaria de saber, se posso publicar este post no meu blog.
Caso julgem pertinente, enviem a URL do perfil do autor, para: ga2passos@gmail.com

Um abraço

Samara Santos disse...

Faço parte do clã, nãogostodepolitica.com, confesso que falta mesmo interesse, pelo menos da minha parte, em procurar conhecer mais a fundo a "POLITICA" do Brasil, o post foi uma verdade esfregarda na minha cara, talvez eu passe a me interessar mais pelo assundo, ou não.

Thai e Tom disse...

Sybylla:

Concordo contigo. Ficou claro nesses últimos aumentos a preocupação e protestos da população. ver pessoas comemorando um aumento tão pequeno no lugar de brigar por mais! Realmente, fico trsite ao ver que a humanidade continua caminhando assim, principalmente aqueles que moram perto, por essas terras. Acredito muito mais nesse povo que luta com bravura para ignorar a política e viver em um "pão e circo" no século XXI. Obrigada pelo comentário. Abraços

Thai

Thai e Tom disse...

Cidadão:

Precisamos multiplicar mesmo, está mais do que na hora!
Adoraria que publicasse tal texto em seu blog, mandarei=o por e-mail.

Abraços

Thai

Thai e Tom disse...

Samara:
Bem vinda ao blog e obrigada pelo comentário.
Fico feliz que minhas palavras e argumentos tenha feito você pensar um pouco mais a respeito. Analise seus ganhos e perdas em ignorar a política e decida-se.
Abraços

Thai

Lady Sybylla disse...

No Japão, se um político corrupto é pego ou se fica provada sua corrupção, ele se suicida para não desonrar a família e a si próprio.

Se a medida fosse implantada aqui, teríamos novas eleições!

Thai e Tom disse...

Sybylla:

Realmente, teriamos novas eleições!

Comentei algo parecido com o Tom a pouco tempo. A diferença das atitudes de um político corrupto no Brasil com outros países é absurda. Por aqui, um político tem coragem de fingir que nada ocorreu e voltar a ser candidato em pouco tempo e ainda assim é possível que ele ganhe. É tão absurdo isso tudo!
Abraços
Thai

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.