terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sorria! Você está sendo manipulado!!

"A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que pra você não ver que programado é você
!"
Até Quando - Gabriel, o Pensador

      Na minha geração sempre houve costume de assistir televisão. Logo pequena me colocaram na frente daquela telinha colorida para me fazer parar de correr pela casa. O engraçado é que no colégio sempre rolava assuntos como o que houve no último episódio dos Power Rangers ou qual era meu desenho favorito da TV Cruj, caso quiséssemos entender o que todas as outras crianças falavam era simples, apenas precisávamos passar algumas horinhas na frente da televisão para participar da conversa no dia seguinte.
    O tempo passa, os programas mudam. Confesso que nunca fui de assistir novelas, programas de entretenimento como Big Brother e muito menos de acompanhar diversos telejornais como meus pais, porém, tive minhas épocas de fanatismo por televisão. Passei três anos acompanhando tabela de futebol. Via todos os jogos do meu time, quarta-feira eu não dormia antes do jogo acabar, no domingo não havia quem conseguisse me tirar de casa no horário do jogo. O incrível é que isso me afetava tanto que meu dia acabava se meu time perdesse um clássico e não havia TPM que fizesse efeito em dia de  vitória do meu timão.
     Mais uma vez, o tempo passou, trouxe responsabilidades e roubou o meu tempo. Comecei a estudar, arrumar coisas ou fazer social nos domingos e nas quartas já adormecia antes do jogo acabar.  Na porta do meu quarto ainda há o enfeite escrito "Uso exclusivo de uma corinthiana", porém, percebi que todo esse tempo gasto na frente da televisão não me trazia nada. Logo eu que sempre critiquei aquelas garotinhas que passavam a vida assistindo novela, estava lá, cometendo o mesmo erro e sendo alienada do mesmo jeito. Alimentando um mercado financeiro sem ter nenhum retorno.
     Não me entenda mal, não sou contra o entretenimento através da televisão. Sou contra trocar a vida por aquele aparelho. Um programa interessante, um jogo clássico, um filme, um seriado não é ruim, mas o exagero o torna ruim. Será que vale mesmo a pena passar o dia vendo programação televisiva??
     É bem claro a forte influência que a TV exerce na vida das pessoas atualmente. Ditando moda, conceitos, costumes e até pensamentos. Passando informações sutis que causam impactos fortes no todo.  Meu pai passa horas vendo jornais e se informando sobre o que acontece no mundo acreditando que isso o manterá ativo na sociedade. Grande ilusão essa. Informar-se sobre o que ocorre com as pessoas em todo o mundo e esquecer de  se informar sobre o que ocorre com seus filhos, com sua família. Tornarei a repetir, a televisão é muito útil, inclusive os jornais, só não concordo com o fato de uma família inteira se calar e prestar atenção no último assassinato que ocorreu no estado vizinho invés de prestarem atenção na história do dia de trabalho da mãe ou conversarem sobre outras coisas. Saberem mais da vida dos participantes do Big Brother do que da vida de um grande amigo. Isso eu não entendo, muito menos concordo.
     Viver é melhor do que assistir! Não seja telespectador da sua vida, um figurante. Protagonize! O problema não é assistir televisão, é ser mais um alienado no meio da multidão. Há uma diferença grotesca entre pessoas antenadas e pessoas alienadas.
     Então, desligue a TV por algum tempinho. Reflita sozinho sobre temas passados nos telejornais, use outros meios de informação que possibilitam se informar sobre outros lados da mesma história. Não gaste  cerca de 216 horas na frente de uma tela acompanhando uma novela. Cuidado com o exagero. Valorize o seu tempo, selecione melhor com o que irá gastá-lo. Converse com amigos e familiares, leia um bom livro, vá ao parque, jogue bola no lugar de ver outros jogando. Valorize a vida antes que a novela da sua VIDA termine!



PS: Primeiro texto tentando reduzi-lo antes de publica-lo. Acho que não tive tanto sucesso... =p


3 comentários:

Fabi disse...

bom texto...

Henrique Rosendo disse...

Qual o motivo para alguém estar tão atenado num programa tão idiota quanto o BBB?!

A televisão manipula todos o que a assistem. De forma descarada. Mas mesmo assim, MUITA gente não percebe isso.

Televisão só presta canais pagos, onde não há pessoas como pseudo-jornalistas e apresentadores idiotas(claro) de programas de auditório.

Globo, SBT, Record, RedeTV(só presta o pânico kkkkk') são todas porcarias que não merecem serem assistidas.




Boa visão sobre o assunto. Parabéns!


P.S. Mesmo ficando um pouco extenso, ficou bacana.

Thai disse...

Pois é, não tem como entender essa gente??

Uma manipulação táo descarada e mesmo assim, tão aceita. E o engraçado é que ainda reclamam depois que não tem tampo para nada mas gastam 5 horas do dia vendo tv. É só desligar a Tv e começar a viver, tão simples!

Ah, obrigada pelo comentário e eu tentei ser breve. =D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.