segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Ópio Do Povo

Acho que todo mundo já ouviu a célebre frase de Karl Marx: "A religião é o ópio do povo"... antes de começar a escrever vou dar uma de dicionário aqui...
______________________________________________________
KARL MARX

O jovem alemão Marx foi sem dúvida alguma um dos maiores pensadores da humanidade. Fundador do chamado socialismo científico. Foi ele que fundamentou algumas idéias para que o caminho do comunismo pudesse ser uma possibilidade para a sociedade. Dentro de seus pensamentos surge a chamada visão Marxista da história, em que a economia tem grande enfoque.

ÓPIO
O ópio era a cocaína da época de Karl Marx. Uma droga oriunda do oriente com origem numa planta chamada papoula.
________________________________________________________
Vamos continuar então...

Segundo Marx o que mantinha o povo em estado de alienação total era a religião. E há uma certa verdade nisso sim. Não há nada de errado na fé e nem na religiosidade, mas em algumas atitudes tomadas pelos dirigentes das entidades religiosas (lê-se aqui igrejas e templos). Pessoas sem o mínimo de instrução eram  facilmente levadas pelas palavras de líderes religiosos naquela época (e ainda o são). A palavra de um padre era ordem de Deus para os homens. Essa falta de capacidade de raciocínio e entendimento dos acontecimentos faziam da religião uma arma política muito utilizada pelos governantes e, insisto, ainda é. No entanto o foco será outro...

Com o passar do tempo o controle exercido pela religião nas grandes massas venho a decair o que significou uma troca de veiculo de controle por parte dos grandes políticos. É aí que entra o assunto desse post... a TV...

Embora a religião ainda seja um veículo de controle - já vem perdendo sua influência no campo político - um outro item muito mais poderoso tornou-se peça fundamental para qualquer um controlar as massas. Como a televisão é um eletrodoméstico muito difundido ao redor do mundo o alcance de toda a sua programação é enorme. Essa facilidade com que se pode "entrar" nas casas brasileiras e de qualquer local no mundo através desse cubo mágico faz dele um grande aliado, não apenas dos poderesos governantes de nosso país, mas dos donos das emissoras de tv.

Através desse aparelho e da confiança que as pessoas tem nele fica muito fácil passar informações furadas sobre diversos temas. Lembro quando o Dunga era técnico da seleção brasileira e ele proibiu a grande dama do jornalismo do plim-plim de entrar no treino da seleção. Resultado: uma chuva de críticas, depoimentos furados e imagens contra o técnico Dunga. A massa brasileira caiu em cima do técnico com essa imagem negativa passada na tv, mas quase ninguém sabe do fato que citei. Isso chama-se alieanação. Muitas notícias passadas em jornais televisivos fica muito evidente os cortes nas falas dos entrevistados. Temos um aparelho em casa que nos manipula a todo instante e nem tomamos conta disso, acreditando que ele está apenas ali para o nosso entretenimento (leia: Sorria! Você está sendo manipulado!!).

O que falar então da programação diária passada nas TVs do nosso Brasil? Novelas, Reality Shows, Programas No-sense que, a título de entretenimento, abobalham as massas. Em vez de discutirem coisas mais relevantes ficam a se perguntar: "E ae? quem vai ser eliminado da 'casa' hoje"?

Lembro quando surgiu, no Brasil, o início de uma discussão generalizada sobre o mensalão e o que o governo e sua aliada televisão fizeram? Começaram a difundir propagandas sobre o debate a respeito do direito de termos armas em casa. Pronto! Alienação total. O assunto morreu na boca do povão e passou a ser assunto apenas nas rodas de poucas pessoas. O drama do mensalão perdeu força e um assunto não mais importante que a atualização da bancada legislativa nacional, virou hit nas rodas de debate.

A gente pode até não notar, mas que a televisão tomou um lugar de destaque no controle de massas é verdade, ahh isso é verdade...

13 comentários:

Will Lukazi disse...

É verdade ! Eu sinto que as religiões estão prestes a se acabarem de vez. Hoje em dia religião está causando é guerra, terrorismo e divisão. As pessoas perceberão que ser religioso é diferente de ter uma religião. As religiões estão todas falindo. As manchetes e os fatos me dizem isto.

O tempo passa e só muda os manipuladores...o ato de manipular continua.

belo post.....

Roberta Fraga disse...

Bom post.
Deixa eu ali assistir tv... Brincadeirinha! rs
Abraço

Dona Lô disse...

Panis et Circensis!

Fernando disse...

Dona "Lua", boa tarde. Vi um comentário seu a respeito das bibliotecas de Brasília e imediações e tenho uma dúvida: qual você recomendaria para uma pessoa que vai passar apenas um dia na cidade a trabalho e que precisa de um lugar bom e calmo para leitura? Biblioteca Nacional? (estarei nas imediações: SIA - Trecho 5, Área Especial 57.
Grato. Obs. E de preferência com uma cantinha por perto :).

Senhor Critico disse...

Caramba, As postagens de vocês são longas heim? rsrs

Não consegui ler tudo ainda, mais já decidi deixar um comentário inicial para marcar minha presença e vocês saberem que existe alguem aqui acompanhando o seu blog..rsrsrs

Prometo voltar para comentar o post gigante, porem de boa abordagem.

Abraços

Jéssica Neves disse...

Condordo plenamente u.ú !

Atena disse...

Tom:
Obrigada, obrigada, obrigada. rsrs
Mais um cooperando para ver se diminui a alienação! É isso aí, amigo, temos de esclarecer. Só vi um senão no seu texto: a religião não foi superada pela tv, agora elas vem juntas. A telinha está repleta de pastores e bispos manipulando e enganando o povo. Pior ainda: o Congresso já está muito ocupado por eles também. Pobre povo!
abração

Tom disse...

Fernando,

Cara, não sou a dona lua, mas posso tentar te ajudar xD rsrsrs

Quem escreveu sobre as bibliotecas foi a Thai. Ela anda meio ocupada e não está podendo passar por aqui, então vou ver se te ajudo, ok?

A Biblioteca Nacional, segundo as informações que tenho é meio 'incompleta'. Vocês simplesmente não pode pegar os livros para ler! oO'' Aconselho a biblioteca da UnB. Fica dentro da universidade na L2 norte. É meio distante do lugar que vc citou, mas das que conheço e que estam próximas é a que gosto mais.

Abraço

Tom disse...

Will,

Religiões falindo?! Cara, tem algumas aí que estam redendo que é uma beleza! xD rsrsrs

Brincadeiras à parte, é verdade. A situação das religiões, como instituições de "ligação" do homem com o que convencionalmente chama-se "Deus", vem perdendo força e, claro, ainda existem as raras exceções.

Abraço

Tom disse...

Roberta,

desculpa a demora, mas é que eu estava vendo tv e o último episódio da novela e... vc entende, né?! rsrsrsrssr xD

brincadeira! ^^

Dona Lô,

E mais uma vez os romanos sabiam o que fazer!
rsrsrs


Abraços!!

Tom disse...

Senhor Crítico,

rsrsrsrrs

Verdade... são longas... ahh, mas é que a gente empolga na hora de escrever! xD kkkkkkkkk

Visite-nos sempre que puder! És bem vindo!

Abraço!

Tom disse...

Atena,

kkkkkkkkkkkkkkk

Eu ri pq lembrei das manhãs e de domingo e madrugadas a dentro cheias de pastores e afins na tv! Vc tem completa razão com relação a isso... É como dizem: "Se não pode contra eles junte-se a els"! Até mesmo as grandes instituições observaram o poder que a TV tem!

Todos a favor do conhecimento, minha cara amiga!

"A verdade vos libertará"!

Abraço!

Tom disse...

Jéssica,

^^ É bom encontrar pessoas que compartilham de nossas idéias!

Abraço

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.