terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Instantaniedade do Mundo...

Imediatamente.       Agora.            Hoje.


A velocidade consome o homem.  Tudo deve ser feito assim: num segundo. Não há tempo para pensar. Não há tempo para entender. Não há tempo para ter tempo. Só há a pressa. Vivemos... ou melhor, existimos numa época que é baseada não mais em momentos, mas em instantes. É tudo tão veloz. Acelerado. Lembro de meus pais falarem sobre passarem tardes conversando em bancos de praças repletas de pessoas, apenas passando o tempo. Falavam de uma época em que era fácil ir na casa de amigos conversar. A expressão: "visita rápida" não era algo comum e era vista até mesmo como uma espécie de insulto aos visitados. É no mundo em que vivemos que escutamos muitas vezes ao dia comentários sobre a velocidade em que o tempo passa. Parece que ontem os dias passavam tão mais lentamente. Os dias hoje parecem serem mais curtos. Se tomarmos o tempo como um "quarto" podemos entender melhor. Não é que o "quarto" perdeu em tamanho , e sim, nós que passamos a enchê-lo de mais coisas...

Não é apenas o tempo que passa acelerado. Tudo passa. Ao observamos o que ocorre com o cenário de celebridades e ídolos é uma prova do que vem sendo dito aqui. Um bombardeamento de novos rosto a cada ano de forma que os anteriores simplesmente desaparecem. Dentro do mundo da música, por exemplo, surgem novos nomes a cada semana, como Michel Teló, Luan Santana, Restart, Justin Bieber... poxa, nunca ouvi falar de nenhum deles a menos de um ano! E não dou mais de três anos para desaparecerem do main stream. São artistas instantâneos. Estava caminhando por uma livraria quando deparo-me com um livro cujo título era: "Justin Bieber, de A a Z" e outro "Justin Bieber: uma biografia"... p*ta m*rd*! O cara não tem nem cinco anos que saiu das fraldas e vem dizer-me que já tem uma incrível história que deve ser documentada?! Não é por nada não, mas realmente acho que não tem não. E esse pessoal que aparece apenas porque uma música fez sucesso? É tudo fruto da instantaniedade que o mundo hoje exige. Outro fato que contribui para essa visão são os reality shows promovidos pela televisão nacional e mundial. O BBB é uma fábrica de personagens instantâneos que logo desaparecem. Raras são as produções artísticas, em especial no cenário musical, que desenvolvem-se a ponto de tornar-se um marco de época. Quem não lembra da Legião Urbana, Titãs, Mamonas Assassinas, Rolling Stones, Iron Maiden, Leandro e Leonardo e, não é por nada não mas, até a Xuxa! São marcos. Ídolos e não serão destruídos tão cedo... o que não se pode dizer sobre os que artistas que brotam do chão feito grama.

O mundo pede isso. Velocidade. E é essa velocidade que muitas vezes prejudica nossas vidas... consome nosso tempo de forma a interferir na qualidade de nossos dias. Na qualidade de nossas relações... e, sinceramente, vou ficar muito p*to em saber que meus filhos vão lembrar que os anos 90 e 2000 foram marcados com cada porcaria de música...

 




Então, não faça, e nem deixe que façam, da sua vida um miojo.

"É prático e... rápido"

4 comentários:

Henrique Rosendo disse...

Livro sobre uma pessoa que tem menos de 20 anos? O que é isso!?
Pelo menos com 40 anos uma pessoa deve fazer um livro sobre si mesmo.

No caso do Justin, nem deve ter sido ele quem escreveu... aiai'

Há muitos artisas BONS que estão escrevendo livros depois de uma loooooonga carreira e Justin Biba já com um livro... Hilário isso.

Henrique Rosendo disse...

Século XXI: Cada vez menos tempo para se fazer as coisas, até mesmo as simples...

O mundo segue com cada vez mais gente comendo comida enlatada ou sanduíches em shoppings.

Thai disse...

90% dos fãs do Justin não sabem/gostam ler, logo, era mais jogo ter feito um filminho de cinco minutos contando toda vida dele em detalhes e ainda sobre tempo para por uma música.

Dos mais, adorei a frase que encerra o texto: "É prático e rápido". Ótimo texto, anjo.

Atena disse...

Tom:
Gostei da comparação com o miojo. rsrs É isso mesmo, atualmente tudo é rápido e passageiro, contudo não precisamos nos contaminar com essa loucura.
Bom texto.
abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.