terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dan Brown - Trilogia do Robert Langdon

Olá!

     A trilogia escrita por Dan Brown que possui como protagonista o Robert Langdon é formada pelos livros: Anjos e Demônios, O Código da Vinci e O Símbolo Perdido. Como muitos sabem, O Código da Vinci é bem famoso e há inúmeras críticas sobre a obra e o autor, porém, acredito que boa parte das críticas são frutos de um olhar, na minha opinião, errado da história do livro.
     Particularmente, sou uma fã do livro Anjos e Demônios. Eu o vi pela primeira vez na Livraria Leitura, e só após dois anos consegui lê-lo. A história acontece com um professor de simbologia, Robert Langdon, que tenta solucionar um enigma no Vaticano para evitar um atentado. Enredo bem comum, porém, a forma em que o autor escreve prende a atenção de qualquer leitor. Nesse livro ele questiona a religião e a ciência apresentando ótimos argumentos de ambos lados. O livro Código da Vinci é uma continuação do Anjos e Demônios, porém, é mais voltado para o cristianismo e a arte, já o Símbolo Perdido tem como tema a  maçonaria.
     Para muitos, Dan Brown é um autor de livro modismo. É engraçado essa visão de livros populares, pois a maioria das pessoas que se acham cult consideram uma ofensa gostar de um livro que se tornou popular.
Não entendo o motivo disso, parece que ler o que muitos leram não tem graça, não te deixa com um intelecto superior.Uma tremenda besteira. Se o cara escreve livros que fazem sucesso e são adaptados para o cinema, melhor ainda. Bobagem pensar que o autor não presta porque escreveu um livro que grande parte das pessoas leram. Acredito que o fato de um livro virar moda é ótimo, isso faz com que mais pessoas lêem. Aqueles que já adoram ler e que já leram e compreenderam todas as obras do Machado de Assis, meus parabéns. Agora saia do seu mundo e analise a população em geral, você realmente despreza um autor que consegue fazer diversas pessoas que não gostam de literatura lerem um livro e recomendarem para outros? Poxa, eu o admiro. Admiro um autor que consiga escrever algo que faça sucesso, pois isso promove a leitura. É comum encontrarmos adolescentes que odeiam literatura, mas muitos nunca leram um livro sobre um tema que interessasse a  eles, que os prendesse. A maioria associa literatura a  vez que foram obrigados, ainda criança, a ler um livro com uma escrita arcaica, entender a história e  ainda responder uma prova sobre a obra. Associa os livros a obrigações, e não ao prazer. Não presenciei em nenhum colégio que tive aula uma recomendação de um livro popular em sala de aula, um livro atual com linguagem fácil. É isso que me faz compreender melhor o motivo dos brasileiros, em maioria, não gostarem de ler. Caso você ache que estou exagerando sobre isso, pode ser que sua realidade seja diferente da minha. Por exemplo, na faculdade onde estudo o percentual de leitores é absurdamente maior que o porcentual de leitores do colégio público onde me formei.
     Outra crítica que já ouvi sobre o Dan Brown é o fato dele manipular as pessoas com suas obras. Poxa, é uma LITERATURA! Aquela história não ocorreu. Confesso que algumas pessoas viram fanáticas das histórias e começam a crer que há uma sociedade secreta que aconteceu isso e aquilo, mas putz, isso não deveria ser algo ruim. O autor costuma mesclar informações verdadeiras com informações falsas, é comum o uso de datas e locais verdadeiros, porém, alterando alguns detalhes para enriquecer o enredo. Essa mistura do verdadeiro com o falso confundi algumas pessoas e desperta a ira de outras que consideram o Dan Brown um mentiroso. Minha ex-professora de artes odiava o Dan Brown por conta do Código da Vinci, dizia que a interpretação das obras do Leonardo eram erroneas. Agora, analisa comigo, ele é um autor de livro de ficcão, não é obrigado a analisar obras de artes corretamente em seus livros. Ele sim, mudou a história original e redigiu uma trama em cima de falsas informações. O que há de errado nisso? Não considero válido julgar um autor de literatura como se fosse um autor de um livro sobre história da arte.
     Um ponto ruim no Dan Brown, na minha opinião, é o fato de um livro ser semelhante ao outro. Após concluir a leitura de dois livros do Dan Brown, percebemos facilmente o quão parecido são os textos dele. Parece que a história se repete alterando apenas alguns nomes e datas tornando os livros mais previsiveis.
     Há as adaptações para filme do Código da Vinci e do Anjos e Demônios, porém, são realmente adaptações. A história do filme com a do livro divergem em diversas partes.
    Por fim, eu recomendo o livro Anjos e Demônios, a trilogia já fica ao seu critério, já que, como eu disse, um livro é semelhante ao outro. Para quem gosta da discursão sobre religião e ciência, é uma ótima obra para fazer-te pensar.


"O homem soltara um grito de medo.
-Meu Deus, você é um demônio!
-Se é assim que você me vê...- havia respondido Mal'akh, ciente, como os antigos, de que anjos e demônios eram idênticos, arquétipos intercambiáveis, e de que tudo era uma questão de polaridade: o anjo guardião que derrotava o inimigo no campo de batalha era considerado por ele um demônio destruidor."
O símbolo perdido - Dan Brown

4 comentários:

Henrique Rosendo disse...

Dan Brown escreve de uma maneira que se torna "fácil" de ler.
O Melhor livro dele, pra mim, é "O Código Da Vinci", pela moral que o livro tem. Mas "Ponto de Impacto" e "Fortaleza Digital" são, também, dois ótimos livros, até porque fogem da mesmice de Robert Langdon.

Ponto de Impacto, diga-se de passagem, é um livro MUITO bom!

Realmente, o brasileiro não gosta de ler porque sempre foi obrigado ler livros não atrativos. Dar um livro do Dan, por exemplo, seria um bom estimulo à leitura.

Uma dica acerca do Blog: Escrava textos menores. Você sabe como é brasileiro pra ler...

Lucas Rosendo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Rosendo disse...

Dan Brown é gênio, ele tem uma característica pouco comum nos escritores, que por meio de letras nos faz viajar e nos torna espectadores de um roteiro, cujo diretor é o Gênio!

Parabéns pelo blog, muito bom, acaba de ter mais 1 seguidor!

Retomo a dica do Henrique: tenta fazer textos menores, mesmo sendo todas as informações relevantes, sintetize. Peço isso porque os jovens brasileiros, com nossas e algumas exceções, não gostam de ler.

Thai disse...

Que bom que gostaram... É, tenho certos problemas em ser breve em um tema, mas pode deixar, seguirei a dica. xD
Feliz por ganhar seguidores! Seguindo vocês também!

Sobre o Dan Brown, um livro dele com certeza seria um estimulo a leitura para muitos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Clavedelua. Tecnologia do Blogger.