Evidentemente todos sabem que a candidatura de nosso excelentíssimo Tiririca está ainda em processo. Motivo: há indícios de que o candidato é analfabeto funcional. Ok.Este é o fato. Agora vem a grande questão: Por que diabos, motivo, razão ou circunstância o cara foi o deputado mais votado das eleições? O que leva o estado mais populoso e rico do país a votar no Tiririca?
Fiquei, e ainda estou, indignado com toda essa história, pois a desculpa que mais escuto para alguém votar no Tiririca é que foi uma forma de protesto contra toda a corrupção que ocorre no congresso e que somente assim todos os deputados e senadores veram o quanto nós, o povo brasileiro, estamos terrivelmente chateados e tristes com o que eles estam fazendo... ¬¬'''' .... put* m*rd*!!!! Que tipo de pensamento mais sem sentido. Você realmente acha que algum político vai se sensibilizar com isso? Imaginemos a cena: "Ohh meeeu Deeuss! vocês viram o que os eleitores fizeram? Votaram no Tiririca. Estam querendo nos dizer que estam indignados com o nosso comportamento. E que querem uma reformulação das fórmulas políticas desse país. Querem uma renovação da força política e dos partidos nacionais. O povo brasileiro quer mudança! Sim! Vamos dar isso a eles"! Pelo amor de Deus! Chega ser uma piada isso. É mais provável que eles tenham dito: "Que bando de idiotas"! Não. Eles não vão mudar nada porque um bando de "eleitores que não sabem o poder do voto" votaram no Tiririca.
Outra questão que me preocupa é o exemplo que esse fato proporciona aos futuros eleitores. Recordo-me de ri e cantarolar algumas músicas do palhaço Tiririca quando era criança e, recordo-me também, de algumas eleições onde meu pai e o vizinho da frente não concordavam sobre o governador e ficavam discutindo por horas as propostas dos partidos. Logo pequena eu entendi que de um palhaço era normal causar risos e de uma eleição era normal causar debates, discussões e deixar os adultos mais sérios, calculando a vantagem e a desvantagem para ele e para a população do local se tal candidato for eleito. Fico a imaginar se eu tivesse nascido nessa década, como esses ensinamentos teriam chegado a minha cabeça e que impacto teria. Um criança de sete/oito anos vendo seus pais rindo das eleições, vendo os jovens acessando a internet para procurar vídeos engraçados sobre a eleição e nunca olharem as propostas ou os debates das mesmas - tirando o debate da Weslian (mas isso é assunto para outro post). Uma criança que presencia os adultos rindo das eleições e votando em uma pessoa que é um analfabeto funcional para representa-los na política. Poxa, o que essa criança irá pensar sobre as eleições? Talvez, algumas lembrem das eleições como época de videos engraçados na internet e não como uma época de debates e discussões entre vizinhos de partidos diferentes.
Eu realmente não compreendo o motivo do Tiririca ter ganho, não mencionarei a quantidade de votos, mas só o fato dele ter ganho já é assustador. Informações que a população deveria ter procurado no lugar de ter visto N vezes a campanha do Tiririca seria o fato da vitória do Tiririca levar ao governo pessoas como o deputado Waldemar Costa Neto, protagonista do mensalão.
O slogan da campanha do Tiririca era "Pior que tá não fica". As pessoas riam e se divertiam disso. Pois acredite: quem votou no cara ajudou a piorar e muito. Fico me perguntando o que Péricles e outros grandes nomes da democracia ateniense devem estar fazendo em seus túmulos ao saber dessas histórias.
Entenda que se você quer realmente protestar contra tudo isso que vem ocorrendo é muito simples: não vote nos mesmos políticos de sempre. Analise as propostas de outros candidatos. Compare. Mantenha os que se revelam bons para o sistema e puna, através do voto, os que se mostram uma doença para os cofres públicos. E lembre-se que votar num palhaço não vai mudar absolutamente nada.
Agora uma pergunta: advinha quem é o palhaço agora hein?!
( a ) Presidente Lula
( b ) Tiririca
( c ) Corpo legislativo brasileiro
( d ) O povo brasileio
Vou te contar viu. Palhaçada......